quinta-feira, 31 de julho de 2008

Emprego

A Casa de Repouso de Paço d’Arcos, fundada em 1990 e detentora do alvará nº 13/05, emitido pelo Instituto de Segurança Social da IP, está vocacionada para o acolhimento e acompanhamento de pessoas com vários graus de dependência ou para estadias de repouso terapêutico, de convalescença ou recuperação, direccionando-se quer para o apoio em cuidados continuados como em cuidados paliativos.
Consideramos a Animação Social um aspecto fulcral de todo o funcionamento desta Casa e queremos proporcionar aos nossos utentes uma qualidade de vida física e psicológica à altura das suas necessidades.

Funções:
Recrutamento de um(a) animador(a) socio-cultural, que dinamize as actividades que actualmente temos e que proponha novas abordagens.
A pessoa em questão deverá ter um gosto especial pelo trabalho com idosos e apresentar um espírito de iniciativa e empenho típicos destas funções.
Local de trabalho: Paço de Arcos (junto à estação de comboios)
Observações: Disponibilidade imediata


Caso tenha interesse em candidatar-se à oferta, deverá enviar o CV detalhado para o seguinte e-mail: silvia.silva@colucci.pt até ao dia 31/08/2008.

Mais Informações:
Tel.: 214 468 662
Pessoa a contactar: Sílvia Silva

terça-feira, 29 de julho de 2008

Serviço Social

Para as/os alunas/os e alguns interessados que tenham dúvidas nas possiveis saídas do Curso de Serviço Social aqui vão:
  • Serviços centrais e regionais da Administração Pública (planeamento, definição de políticas sociais, projectos de intervenção, definição de modelos de intervenção social);
  • Justiça (tribunais, serviços de reinserção social, estabelecimentos prisionais);
  • Actividades de segurança social (segurança social estatal, lares, misericórdias e associações);
  • Saúde (hospitais, centros de saúde e de saúde mental, misericórdias, toxicodependências);
  • Educação (educação básica, especial, educação de adultos);
  • Animação de actividades e espaços em associações culturais, juvenis e desportivas;
  • Apoio à programação e animação de actividades de tempos livres e de lazer;
  • Autarquias (serviços de habitação, acção social, educação, acção cultural);
  • Actividades de cooperação (ONG’s, Cooperativas e serviços particulares de solidariedade social);
  • Apoio a intervenções de serviço, educação e acção social em urbanismo e meio ambiente;
  • Emprego e Formação Profissional;
  • Apoio especializado a associações de desenvolvimento local;
  • Empresas privadas (área de Gestão de recursos humanos).

Pós - Graduação em Toxicodependências: "Abordagem Integrada do Fenómeno"

A Escola Superior de Saúde de Beja vai levar a efeito uma Pós - Graduação em Toxicodependências: "Abordagem Integrada do Fenómeno", destinada a licenciados na área da Saúde e afins, a iniciar no dia 3 de Outubro de 2008.

As inscrições decorrerão entre 1 de Julho a 29 de Agosto de 2008.

Mais informações em: http://www.essb.ipbeja.pt/

Fonte: www.idt.pt

Concurso de arte e criatividade para pessoas com deficiências

Tema: 15ª edição do concurso arte e criatividade 2008
Local: Almada
Data de entrega dos trabalhos: entre 8 e 10 de Outubro de 2008

Este Concurso, promovido pela Câmara Municipal de Almada, é dirigido a trabalhos individuais e colectivos de pessoas com necessidades especiais e/ou portadoras de deficiências.Os trabalhos poderão versar os diversos domínios das artes como o são a pintura, o desenho, escultura, cerâmica, tapeçaria, barro, madeira, colagens.

Contactos:Câmara Municipal de Almada
Divisão de Acção Sóciocultural
Av. D. Nuno Álvares Pereira, nº 74D, Almada
Tel: 21 272 47 00/23
Fonte: www.inr.pt

Emprego


Oferta Nº: 587576840

Profissão: ASSISTENTE SOCIAL (M/F)
Número de Postos: 1
Local Trabalho
Freguesia(s): CAMPANHÃ (PORTO)

Habilitações Mínimas: Licenciatura
Área de Estudos: TRABALHO SOCIAL E ORIENTAÇÃO
Idiomas
Idioma
Oralidade, Escrita, Leitura:FRANCÊS - Muito Bom
Horário: A COMBINAR ( 3H / DIA - 9HS / SEMANA)
Descanso Semanal: SABADOS E DOMINGOS

Conhecimentos Profissionais: A PESSOA A ADMITIR SERÁ RESPONSÁVEL PELO FUNCIONAMENTO DE UM GABINETE DE APOIO SOCIAL, QUE IRÁ FUNCIONAR NA SEDE DA "ESSALAM" , TRÊS VEZES POR SEMANA, TRÊS HORAS POR DIA, FAZENDO A PONTE ENTRE OS UTENTES E O IEFP, EMPRESAS DE RECURSOS HUMANOS, CENTROS DE SAUDE, HOSPITAIS E ADVOGADOS

Outros Conhecimentos: ESTE GABINETE TERÁ TAMBEM DISPONIVEL PARA CONSULTA MATERIAL INFORMATIVO RELATIVO A LEGISLAÇÃO LABORAL, SEGURANÇA NO TRABALHO BEM COMOFOLHETOS INFORMATIVOS CEDIDOS PELO IEFP E CENTROS DE SAUDE. PREVÊ-SE TAMBEM O ACOMPANHAMENTO DOS UTENTES ÁS VÁRIAS INSTITUIÇÕES, SEMPRE QUE NECESSÁRIO E A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS ORGANIZADOS PELA ASSOCIAÇÃO.

Outros Dados
Tipo de Contrato Oferecido: Permanente
Trabalho a Tempo: Parcial
Remuneração oferecida: 200 Euros

Simpósio sobre Drogas de Abuso “International Symposium on Drugs of Abuse”

O Simpósio do “International Symposium on Drugs of Abuse” terá lugar na Universidade dos Açores, Ponta Delgada, de 28 a 29 de Julho de 2008.

Os temas deste simpósio pretendem cobrir múltiplos aspectos da toxicodependência, desde a investigação básica à intervenção terapêutica e implicações sociais.

Fonte: www.idt.pt

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Emprego

Código da Oferta: OE200807/0210

Tipo Oferta: Contrato a Termo Resolutivo Certo
Organismo:Câmara Municipal - Guarda
Categoria: Tecnico Superior de 2ª Classe
Descrição da Habilitação: Licenciatura em Serviço Social
Prazo Duração Contrato (meses): 12

Fonte: www.bep.gov.pt

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Ministério da Educação autoriza criação da Escola Profissional da Nazaré

O Ministério da Educação autorizou a criação da Escola Profissional da Nazaré, que poderá abrir portas no próximo ano lectivo.

O despacho do Secretário de Estado da Educação autoriza assegura ainda o financiamento dos cursos ministrados, revela o município em comunicado. A tutela justifica a criação de uma escola profissional na Nazaré pela não existência, na região, de um estabelecimento de ensino com características semelhantes.

A Escola Profissional da Nazaré irá funcionar, na fase de arranque, com quatro cursos: Técnico de Recepção, Técnico de Turismo, Gestão e Programação de Sistemas de Informação e Apoio Psicossocial.

«A escolha dos cursos a ministrar decorreu de um levantamento e diagnóstico das necessidades formativas face à realidade sócio-económica e empresarial da região e suas perspectivas de desenvolvimento, com o objectivo de potenciar a empregabilidade dos alunos», adianta o comunicado.

A Escola Profissional da Nazaré funcionará, provisoriamente, nas instalações cedidas pelo município ao FOR.CET do Instituto Politécnico de Leiria.

As pré-inscrições para o ano lectivo 2008/2009 estão já abertas.

IPL com quatro novas licenciaturas em regime de ensino à distância

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai ministrar, no próximo ano lectivo, quatro licenciaturas em regime de ensino a distância.

Em causa estão Educação Básica (Escola Superior de Educação – Leiria), Engenharia Mecânica (Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Leiria), Marketing (Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Leiria) e Marketing Turístico (Escola Superior de Tecnologia do Mar – Peniche), revela em comunicado.

O ensino à distância dirige-se a estudantes que não tenham possibilidade de fazer formação integralmente em regime presencial. A presença do aluno será exigida apenas para a sessão inaugural, sessão de avaliação final de cada unidade curricular e práticas laboratoriais presenciais em algumas unidades curriculares de natureza prática.No início do curso é entregue ao estudante um roteiro de aprendizagem com todas as informações necessárias, incluindo um cronograma detalhado. Para realizarem o curso com sucesso, os estudantes desta modalidade de ensino devem ter competências básicas em Tecnologias da Informação e Comunicação e capacidade para estudar de forma autónoma ao nível da auto-formação e gestão do tempo.

Para além das quatro licenciaturas em regime de ensino à distância, o IPL vai ministrar mais quatro novos cursos no próximo ano lectivo. Em regime pós-laboral entram em funcionamento Design Gráfico e Multimédia (Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha), Som e Imagem (Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha) e Desporto e Bem-Estar (Escola Superior de Educação – Leiria).

Já o regime diurno contará com o curso de Gestão do Lazer e Turismo de Negócios (Escola Superior de Tecnologia do Mar – Peniche).

MIssão Amiga

Alguma vez sonhaste em ser volntário numa missão em Africa?

Pode têr chegado a tua vez. Ao exemplo de outrosanos esta-se a organizar um grupo de voluntários para passarem o Natal e Ano Novo junto a comunidades carenciadas em Moçambique - Maputo.

Serão 18 dias contra a Indiferença e Intolerãncia em que as palavras de ordem são Humanismo, Solidariedade e Luta contra a indiferença.

O custo da Missao será de 3.900€ que compreende, viagens, alimentaçao, aljamento e um fundo em numerário que será entregue a uma ONG local.

Cada grupo terá no máximo 20 elementos.

Os candidatos para saberem mais sobre a Missão Amiga deverão solicitar informações , enviando os V/dados assim como um pequeno texto explicando a razão que os leva a desejar participar nesta Missão.

Requesitos Obrigatórios:
- Espirito Altruista
- Não sofrer de PatologiasCrónicas Graves
- Ter mais de 18 anos
- Passaporte actualizado até 10 de Dezembro
- Certificado Internacional de Vacinas

Oferecemos:
Viagem, alojamento, alimentação, Fundo para ser entregue a uma ONG local e fundo para pequenosextras.
Possibilidade de manter e fomentar as pontes de contactos coms as ONG's que interagir.
Experiencia unica!!!

Para se candidatar envie os seus dados pessoais com o CV para: missaoamiga@hotmail.com

Fonte: www.net-empregos.com

quinta-feira, 17 de julho de 2008

UE propõe protecção contra a discriminação

A Comissão adoptou uma proposta de directiva que prevê a protecção contra a discriminação por motivos de idade, deficiência, orientação sexual, religião ou crença, para além da que ocorre no local de trabalho.

Esta nova directiva asseguraria a igualdade de tratamento nos seguintes domínios: protecção social, incluindo a segurança social e os cuidados de saúde, educação e acessibilidade e fornecimento de bens e serviços comercialmente disponíveis ao público, incluindo a habitação.

Relativamente às pessoas com deficiência, a Directiva prevê a obrigação das adaptações razoáveis no meio ambiente, salientando-se que o artigo 4.º se refere à igualdade de tratamento e de acesso das pessoas com deficiência à protecção social, saúde, educação, acesso a bens e serviços e emprego.
Para mais informações poderá consultar o comunicado de imprensa "UE propõe protecção contra a discriminação não apenas no local de trabalho".

Inquéritos Eurobarómetro demonstram que uma grande maioria dos europeus apoia esta iniciativa no domínio legislativo: 77 % defendem medidas para proteger as pessoas contra a discriminação na educação e 68% no acesso a bens e serviços.

Turismo para pessoas com deficiência - o programa "Abrir portas à diferença", da Fundação INATEL

A Fundação INATEL criou o Programa "Abrir portas à diferença", "com o intuito de dar possibilidade a cidadãos portugueses portadores de deficiência permanente de viajarem, promovendo a sua integração e assegurando a melhoria na sua qualidade de vida.

Este programa destina-se a associações ou instituições de apoio a pessoas com deficiência (grupos mínimos de 10 pessoas), na medida da disponibilidade dos centros de férias da Fundação INATEL.

No sítio do INATEL pode aceder à documentação do Programa e respectivo Regulamento (documentos .pdf).
Fonte: www.inr.pt

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Formação em acessibilidade

Tema: Acessibilidade e design universal
Local: Auditório MUnicipal de Proença-a-Nova
Data: 16 de Julho 2008
Horário: 9h30-13h00 / 14h-17h30

Resumo:
A inscrição, através da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, é gratuita mas obrigatória.
Para mais informações sobre o programa, consulte, o blog Acessibilidade Portugal

Contacto:Arq. Pedro Homem de Gouveia
Tlm: 91 732 28 24

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Seminário sobre o envelhecimento na pessoa com deficiência em Alcobaça

Tema: O envelhecimento na pessoa com deficiência ou incapacidade
Local: Cine-Teatro de Alcobaça
Data: 10 de Julho de 2008
Hora: 9h00

Este Seminário organizado pelas Instituições de Solidariedade Social de Alcobaça de Apoio ao Idoso e Reabilitação e do Município de Alcobaça tem como principais destinatários os técnicos, cuidadores e a comunidade em geral.
No seu programa contará, entre outros, com a presença da Dra. Luísa Portugal, Directora do Instituto Nacional para a Reabiltação, I.P..

Contactos:Centro de Educação Especial e Recuperação Infantil de Alcobaça
Rua do Castelo 152-r/c, Alcobaça 2460-036 Alcobaça
Tel.: 262 590 640
Fax: 262 598 178

Seminário sobre o Autismo em Setúbal

Tema: Perturbações do espectro do autismo - Intervenções
Local: Centro de Formação Profissional de Setúbal
Data: 8 de Julho de 2008

A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Setúbal vai realizar este seminário destinado a famílias de pessoas com perturbações do espectro do autismo; educadores de infância e professores; terapeutas; psicólogos; técnicos de saúde; estudantes.

Contará no seu programa com os palestrantes:
Dra. Maria José Sobral - Presidente da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - Setúbal
Dra. Isabel Cottinelli - Presidente da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - Lisboa e da Federação Portuguesa de Autismo
Dra. Maria das Dores Meira - Presidente da Câmara Municipal de Setúbal
Dr. José Paulo Monteiro - Neuropediatra
Dr. Edgar Pereira - Psicólogo
Dra. Graça Santos - Terapeuta Ocupacional
Dra. Reut Peleg - Analista Comportamental
Dra. Cláudia Eira - Psicóloga
Equipa do "Ajudautismo" - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - Lisboa
André Vilaça - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - Norte
Prof. Maria do Carmo Correia - Professora de Ensino Especial
Dr. Carlos Filipe - Psiquiatra

Contactos:Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo
Av. 5 de Outubro Edifício Bocage, 148 - 4.º L 2900-309 Setúbal
Tel./Fax: 265 501 681

Acção de Sensibilização - Educação Intercultural

Educação Intercultural
Núcleo Distrital: Porto

Programa:
- Apresentação do ACIDI;
- Abordagem à Diferença: o outro como ponto de partida;
- Interculturalidade e aprendizagem intercultural;
- O que é a educação intercultural;
- Compreensão das culturas e identidades das sociedades modernas;
- Atitudes mais adaptadas ao contexto da diversidade cultural;
- Capacidade de comunicação entre pessoas e grupos sócio-culturais diferentes;
- Capacidade de participação na interacção social, criadora de identidades e sentidos de
pertença;
- Dimensões de cidadania;
- Reflexão, debate e esclarecimento de dúvidas.

Objectivos:
- Desenvolver competências de análise e de compreensão destes fenómenos e suas
implicações para o desempenho profissional dos agentes sociais e educativos.

Destinatários:
- Dirigentes associativos, mediadores sócio-culturais, técnicos de acção e intervenção
social, professores, educadores e estudantes da área das ciências sociais.

Inscrição gratuita, mas obrigatória, a enviar até 3 de Julho:
Núcleo Distrital do Porto da REAPN Rua das Taipas, 83, 2º 4050-600 Porto
Tel. 222 086 061 Fax. 222 089 106

Local: Casa da Juventude de Vila Nova de Gaia
Data: 2008/07/04
Hora: 9.00h

Conferência Internacional no Porto

Tema: "Celebrar a diversidade linguística, promover a acessibilidade e a excelência educativa dos surdos"
Local: Auditório 2A da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Data: 3 de Julho de 2008

Esta iniciativa, promovida no âmbito da reflexão e divulgação da fase de conclusão do Projecto "Spread the sign", visa constituir "um espaço de promoção da acessibilidade e da excelência educativa dos surdos, através da divulgação, reflexão e discussão acerca das práticas educativas com surdos, adoptadas nos países participantes".
Ao mesmo tempo, propõe-se ser "uma celebração à diversidade linguística e um ponto de encontro e de partilha de distintas comunidades surdas e ouvintes".
Este projecto é organizado pelo Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e é financiado pelo Fundo Social Europeu.

Contactos:Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua do Dr. Manuel Pereira da Silva, 4200-392 Porto Tel. 226 079 700
Fax: 226 079 725

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Emprego


Técnico de Serviço Social - Arouca
Zona: Portugal / Aveiro
Empresa:Grupo EGOR

Anuncio:

Descrição da empresa: RH Portugal, admite Técnico de Serviço Social (m/f) para Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Arouca para a substituição temporária de uma colaboradora

Descrição da função: Acompanhar e desenvolver projectos de intervenção social que visam a protecção dos direitos das crianças e jovens, bem como, prevenir eventuais situações que possam afectar o seu bem-estar.

Oferecemos:Vencimento Base + Subsidio de Refeição

Perfil: Licenciatura em Serviço Social; Experiência de trabalho com crianças e jovens em risco

Observações: Os interessados deverão enviar a sua candidatura para: mailto:81057@egor.pt?subject=Resposta

Emprego

Zona: Portugal /Faro
A APEXA (Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve), pretende recrutar um Técnico/a Superior de Serviço Social.

Tendo como principais funções:
- Coordenação da valência de Intervenção Precoce na Infância (IPI)
- Coordenação do Gabinete de Apoio à Pessoa com Deficiência e/ou em Desfavorecimento Social (GAPED)
- Participação nas Reuniões da Rede Social
- E outras actividades inerentes à categoria profissional,

Pretendemos:
- Experiência Profissional Comprovada
- Disponibilidade Imediata para Contrato

Enviar Candidatura acompanhada de Carta de Apresentação, Curriculum Vitae (detalhado) e Certificado de Habilitações, para apexa.geral@gmail.com

Qualquer esclarecimento poderá ser obtido pelo telefone 289 561 637 (A/c. Dr.ª Rosa Simões)